Sobre IntoQuality

IntoQuality

"Associação de Organizações Intermediárias de Qualidade que Promovem a Mobilidade na Europa"
Número do projeto: 2016-1-BG01-KA202-023676
Duração do projeto: 15.11.2016 - 14.11.2018
A mobilidade contribui para a flexibilidade e a empregabilidade da força de trabalho europeia. A mobilidade transnacional para o ensino e formação profissional (EFP) com o objectivo de adquirir novas competências é uma das formas fundamentais pelas quais os indivíduos, em particular os jovens, podem reforçar a sua empregabilidade, bem como o seu desenvolvimento pessoal (Comissão Europeia, 2009).
O projeto IntoQuality desenvolverá um Sistema de Garantia da Qualidade (QAS) para organizações intermediárias envolvidas em mobilidades de EFP. O QAS destina-se a superar a falta de transparência em práticas e preços e a falta de regras e indicadores comuns para a garantia de qualidade do serviço prestado. Este projeto procurará estabelecer critérios bem fundamentados e para aumentar o valor e credibilidade dos principais atores envolvidos nas mobilidades.
O objetivo geral do projeto IntoQuality é criar um ambiente mais favorável ao intercâmbio de jovens e nos programas de mobilidade, no campo do IVET. O projecto pretende criar uma Associação Europeia de organizações intermediárias de qualidade activas em projectos de mobilidade. 
Embora existam algumas redes da UE com o objectivo de incentivar a cooperação entre as organizações da UE para a mobilidade, nenhuma delas se concentra na qualidade dos serviços prestados pelos membros. À primeira vista, quanto mais membros em uma rede, mais oportunidades de encontrar um parceiro adequado. No entanto, a quantidade não é igual à qualidade. A falta de transparência nas práticas, nos preços, bem como na falta de regras e indicadores comuns para a garantia de qualidade do serviço é barreira para iniciar a cooperação com novos parceiros. O IntoQuality desenvolverá um QAS que servirá como uma ferramenta para avaliar e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelas organizações intermediárias.
O projeto desenvolverá 3 resultados Intelectuais (IO):
IO1: Sistema de Garantia de Qualidade para Organizações Intermediárias de Mobilidade EFP para facilitar o monitoramento, avaliação e visibilidade da qualidade dos serviços prestados pelas organizações intermediárias envolvidas em projetos de mobilidade
IO2: Aplicação Interativa de monitorização, para beneficiários em mobilidade que permita uma avaliação contínua e melhoria da experiência de mobilidade.
Assim que os resultados sejam desenvolvidos, encontrá-los-á aqui para download.
O projeto também levará ao estabelecimento da Associação Europeia de Organizações Intermediárias de Qualidade na Mobilidade, unidas em torno da definição comum de qualidade na mobilidade e valor do serviço.
Os grupos-alvo do projecto são organizações intermediárias que gerem e implementam mobilidades, escolas de EFP que enviam / recebem mobilidades, organizações empresariais que oferecem colocações de trabalho para participantes de mobilidade, autoridades locais / regionais / nacionais envolvidas em plataformas de mobilidade multi-stakeholder, estudantes e profissionais de EFP que participam em projectos de mobilidade.